Mais de 30 mil seguros-desemprego foram encaminhados em Caxias do Sul em 2015 de janeiro a outubro. O coordenador regional do Sistema Nacional do Emprego (Sine) na Serra Gaúcha, Tiago Tessari, estima que em torno de 5 mil pedidos ainda devem ser encaminhados nos meses de novembro e dezembro. Tessari observa que nem todos os pedidos foram encaminhados porque nem todos os solicitantes se enquadraram nos critérios de concessão.
A regional contempla 16 municípios, incluindo as regiões da Uva e do Vinho, das Hortênsias e dos Campos de Cima da Serra. Em Bento Gonçalves, no mesmo período de dez meses, foram encaminhados 5 mil seguros-desemprego de um total de 7 mil pedidas; em Vacaria, foram quase 3 mil encaminhamentos; e em Gramado, 1,6 mil.
O pico da procura pelo seguro-desemprego ocorreu nos meses de setembro e outubro quando, conforme Tessari, a espera chegava a 25 dias. Agora, a espera está em uma semana desde o agendamento até o atendimento em Caxias, e a média de pedidos na cidade é de 200 por dia.
Um dos problemas com na colocação das pessoas de volta no mercado de trabalho é falta de qualificação dos candidatos em relação à exigência das empresas. Segundo o coordenador, em geral, nas vagas abertas do Sine, é exigido o Ensino Médio completo e, a cada 10 pessoas, cinco ou seis não têm a qualificação necessária. Tessari analisa que isso tem uma relação direta com o "inchaço" do mercado, isto é, o maior número de pessoas buscando vagas para uma quantidade menor ofertada, o que leva algumas empresas a aumentarem o nível de exigência.
Vagas disponíveis
Em outubro, por conta do comércio e das festas de final de ano na Serra, o número de vagas ofertadas voltou a subir. Em agosto, em toda a região, 650 vagas foram ofertadas; em setembro, foram 680; em outubro, o número saltou para 930. No entanto, é esperado que em janeiro e fevereiro haja uma queda, como costuma ocorrer na região nesse período.