A Ponte Internacional da Concórdia, que faz fronteira entre o Brasil e o Uruguai, na Fronteira Oeste do Rio Grande do Sul, foi interditada por risco de desabamento por volta do meio-dia desta quarta-feira. De acordo com a Defesa Civil do município de Quaraí, uma rachadura com aproximadamente 20 centímetros foi identificada ao centro da estrutura.
A passagem de pedestres e veículos está suspensa por tempo indeterminado. Equipes de engenharia do Ministério de Transportes e Obras Públicas do Uruguai estão realizando vistorias na ponte para tentar avaliar o risco de desabamento.
Além da fenda, o nível do Rio Quaraí chegou a 14,2 metros nesta quarta-feira, segundo a Defesa Civil, e a água está encostando embaixo da ponte.
Sobe para mais de 3 mil o número de pessoas fora de casa na Fronteira Oeste
Chuva obriga famílias a abandonarem as casas em São Sepé
- As equipes de engenharia do Uruguai estão avaliando a gravidade da situação. Agora vamos ver o que faremos com as pessoas que estão impedidas de cruzar a fronteira porque não há nenhuma previsão de liberação - explica o coordenador municipal da Defesa Civil em Quaraí, Claudino Murilo.
A cheia do Rio Quaraí está sendo considerada a maior da história do município da Fronteira Oeste. Segundo o site Todo Artigas, do Uruguai, a enchente supera a marca registrada em 2001. Um comitê de emergência está prestando assistência a cerca de duas mil pessoas no lado uruguaio.
*Zero Hora