Cercado por um grupo de jovens, o compositor Chico Buarque foi provocado, na segunda-feira, em função do seu ativismo político em favor do PT. Em vídeo divulgado pelo site Glamurama, Chico aparece discutindo em via pública no Leblon, bairro onde mora no Rio de Janeiro.
O músico saía de um restaurante onde mensalmente janta com amigos como o compositor e arranjador Edu Lobo, os cineastas Cacá Diegues, Miguel Faria Jr. e Ruy Solberg e o jornalista e escritor Eric Nepomuceno. Por volta da meia-noite foi abordado por uma turma de jovens entre 20 e 30 anos. Entre eles estava o rapper Tulio Dek, ex-namorado de Cleo Pires.
Em determinado momento, o grupo ironizou o fato de Chico Buarque ter um apartamento em Paris. Ao ouvir o que o "PT é bandido", o artista retrucou:
– Eu acho que o PSDB é bandido.
A discussão prosseguiu.
– Você é um merda. Quem apoia o PT o que é? É um merda – complementou um dos integrantes do grupo.
O cineasta Cacá Diegues falou na tarde desta terça-feira sobre o ocorrido:
– Chico foi um santo, um cavalheiro. Os meninos começaram a hostilizar, do outro lado da calçada. Chico atravessou e foi lá falar com eles. Esta cena de repressão nazista é um exemplo do que está acontecendo no Brasil: a absoluta intolerância. As discussões políticas estão indialogáveis. A disputa política se transformou em duelo. Eles não queriam argumentar, só xingar.
Eric Nepomuceno lamentou que uma noite divertida com velhos amigos tenha sido encerrada com aquela discussão.
– É muito impressionante a fúria agressiva dessa direita que saiu do armário embutido – disse Eric nesta terça.
– Estávamos numa ótima, de repente vieram os caras, muito agressivos. Eu estava mais irritado que o Chico, mas depois nós todos demos risada – complementou o escritor.
Segundo Eric, não foi o primeiro episódio de provocação, embora tenha sido o mais ostensivo.
– Uma outra vez, o cara na mesa ao lado pegou o celular e falou com alguém "estou em um restaurante caríssimo de Ipanema onde os comunistas adoram vir" – lembrou.
Chico Buarque já participou de várias campanhas do PT, inclusive em 2014, quando gravou um vídeo de apoio à reeleição da presidente Dilma Rousseff.
Nesta terça-feira, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva utilizou a sua conta no Facebook para comentar sobre a discussão. No texto em que ele começa saudando o "amigo Chico" com um abraço, Lula diz que o músico é um "patrimônio da cultura e do povo brasileiro".
"Um brasileiro com essa trajetória, e que tem no sangue a herança do professor Sérgio Buarque e de dona Maria Amélia, não merece ser ofendido, muito menos por sua coerência", escreveu Lula.
Posted by Lula on Terça, 22 de dezembro de 2015
UM ABRAÇO AO AMIGO CHICO Chico Buarque é um patrimônio da cultura e do povo brasileiro; nosso maior artista, o mais...