O posto de saúde São José, na Região Leste de Santa Maria, suspendeu a oferta de vacinas após ter sido alvo de vandalismo na última segunda-feira (28). Os vândalos danificaram a rede elétrica do prédio, o que comprometeu as geladeiras onde ficam as vacinas. O posto fica na Rua Antônio Gonçalves do Amaral, bairro São José.
Conforme o superintendente da Secretaria de Saúde, Marcelo Dalla Corte, os motores das geladeiras foram danificados após os vândalos terem desligado a chave geral, que fica do lado de fora do prédio. Além disso, houve prejuízo a um reator. Com isso, a Secretaria de Saúde encaminhou o conserto dos motores, a troca do reator e isolou a caixa de luz, onde fica a chave geral. Dalla Corte estima que o custo ao poder público gire em torno de R$ 500.
“As vacinas que estavam dentro das geladeiras sofreram alteração de temperatura”, diz a enfermeira Ana Motta, responsável pelo setor de epidemiologia da Vigilância em Saúde. “Como não sabemos se as doses foram comprometidas, elas ficam indisponíveis até que tenhamos a confirmação”.
As 393 doses foram encaminhadas para a Secretaria Estadual de Saúde, que fará a avaliação e sinalizará se as doses poderão, ou não, serem utilizadas. Sem essas e sem as geladeiras, todas as vacinas do calendário básico deixaram de ser oferecidas no posto de saúde.
A enfermeira Ana explica que doses de vacinas foram repostas em outros postos. A população do bairro São José pode buscar atendimento nos postos de saúde dos bairros Camobi e Cohab Fernando Ferrari.
A Secretaria de Saúde sinaliza com o retorno das geladeiras, e restabelecimento da oferta de vacinas no Posto de Saúde São José, na próxima segunda-feira (4). Isso, por conta do feriado de Ano Novo.