Está publicado no Diário Oficial da União desta quarta-feira (11) o reconhecimento da situação de emergência no município de Ipê. Também foram reconhecidas nesta quarta pelo Ministério da Integração Nacional a situação de emergência de outros três municípios gaúchos - Riozinho, Sarandi e Venâncio Aires.
A prefeitura de Ipê havia decretado situação de emergência em 13 de outubro. Na época, a chuva intensa resultou em perdas na fruticultura e no setor leiteiro. Além do meio rural, a chuva gerou problemas no saneamento de Ipê. O rompimento de canos danificou o pavimento de ruas.
Conforme o prefeito e Ipê, Valério Marcon, 5% do orçamento do município está comprometido com o trabalho de conserto dos estragos provocados pela chuva. O governo federal analisa agora o plano de recuperação do município para avaliar se verbas serão liberadas para Ipê.
Mesmo sem a garantia de dinheiro da União, o reconhecimento da situação de emergência permite, por exemplo, que moradores que tiveram as casa atingidas possam sacar o fundo de garantia e produtores turais que têm financiamentos podem renegociar dívidas.