Em 2016, o preço da passagem de ônibus em Santa Maria deve subir cerca de 10%, o que elevaria o valor da passagem de R$ 2,90 para R$ 3,20. A confirmação é da Associação dos Transportadores Urbanos (ATU).
"Tivemos um aumento do preço do combustível bastante significativo, e a promessa é de que, em novembro, tenhamos mais. Além disso, precisamos cumprir com a legislação trabalhista e reajustar [em cerca de 10%] os salários dos funcionários em fevereiro. Outro fator que influencia é a redução do número de passageiros pagantes, em contraste com o aumento do número de passageiros que andam de graça", explica Edmilson Gabardo, diretor da ATU.
Hoje cerca de 20% dos passageiros têm a gratuidade, ou seja, não pagam passagem. Isso equivale a cerca de 500 mil passagens por mês. Esse número tem aumentado nos últimos meses e a tendência é de que continue aumentando. Além disso, quem paga pelas passagens gratuitas são os demais passageiros, o que acaba elevando o preço da tarifa.
"O transporte é um direito social, assim como saúde e educação, e que poderia ter subsídios para fazer com que a tarifa fosse mais barata. No mundo inteiro o transporte é caro, mas há subsídios de pessoas que não usam o transporte. Aqui no Brasil, as pessoas pagam a tarifa delas e das pessoas que não pagam", lamenta Gabardo.
Além disso, cerca de 25% da frota de ônibus de Santa Maria utiliza o diesel S10, que é cerca de 16% mais caro do que o comum e que é obrigatório para ônibus novos. O aumento das passagens de ônibus é uma tendência porque, com todos os fatores elencados, muitos produtos e serviços estão subindo o preço. O valor de 10% não é fechado: pode variar para mais ou para menos. O percentual depende do Conselho Municipal de Transportes e do prefeito Cezar Schirmer.