A Justiça ouviu o segundo réu do processo criminal do caso Kiss nesta quarta-feira (25). O produtor de palco da Banda Gurizada Fandangueira, Luciano Bonilha Leão, foi interrogado no Fórum de Santa Maria.
De acordo com a acusação do Ministério Público (MP), Luciano teria comprado o artefato que deu início ao incêndio que deixou 242 mortos em 27 de janeiro de 2013. Ele respondeu apenas a questionamentos do juiz.
Questionado pelo juiz Ulysses Fonseca Louzada, Luciano confirmou que era ele quem comprava os artefatos, mas que não tinha conhecimento de como o dispositivo funcionava e que não sabia exatamente o que estava comprando - apenas seguia orientações dos outros componentes da banda.
Ele, inclusive, afirmou que não tinha poder de decisão frente às "estrelas da banda", já que era apenas uma "formiguinha". Em determinado momento, Luciano chorou quando falava da tragédia:
"Eu nunca iria querer essa dor para os pais de 242 jovens. Eu também sou vítima", afirmou o produtor de 38 anos.
Luciano também afirmou que as portas da boate Kiss continuaram fechadas mesmo após o início do fogo. Depois de respondidas as perguntas do juiz, a defesa do réu afirmou que ele não iria mais responder a questionamentos.
A acusação, através do promotor Joel Dutra, afirmou que gostaria de esclarecer mais algumas questões sobre o caso, mas que iria respeitar o direito dos réus. Por isso, o interrogatório acabou mais cedo do que o esperado - durou cerca de duas horas.
O primeiro réu que falou à Justiça ontem, Marcelo de Jesus dos Santos, assistiu ao interrogatório.
Na semana que vem, os outros dois réus, ex-sócios da boate, serão interrogados: Elissandro Spohr e Mauro Hoffmann. O interrogatório é o último passo no processo antes de o juiz decidir se os réus serão julgados em tribunal popular.
Os réus são acusados de homicídio qualificado pelo motivo torpe e emprego de fogo, asfixia ou outro meio ou cruel que possa resultar em perigo (242 vezes consumado e 636 vezes tentado). O processo contém 59 volumes e mais de uma dezena de anexos.
Veja as datas das outras audiências
1°/12, 13h30min, Santa Maria: Elissandro Spohr, ex-sócio da boate Kiss
03/12, 13h30min, Porto Alegre: Mauro Hoffmann, ex-sócio da Kiss