Coletas e cadastros para doação de medula óssea foram encerrados nesta segunda-feira (16) em Caxias do Sul. O motivo é o fato de a cidade ter atingido o teto de 1,6 mil novos cadastros, ainda no mês de outubro. Uma cota-extra, de 1 mil cadastros, foi liberada informalmente pela Central de Transplantes do Rio Grande do Sul, mas esgotou na última sexta-feira.
Conforme a diretora-geral do Hemocs, Cristina Lizot, não existe mais permissão para coletar novas amostras. Uma notificação Serviço de Alergia e Imunologia do Hospital de Clínicas de Porto Alegre informou que amostras acima do teto não serão processadas.
"Essa permissão para mil amostras a mais não foi oficial. Segundo a Central de Transplantes, nós poderíamos coletar, mas, segundo o laboratório que testa não poderíamos coletar e não existe a garantia que elas seriam testadas", explica.
Conforme a assessoria de imprensa da Secretaria Estadual da Saúde, “os hemocentros trabalham com cotas determinadas pelo Ministério da Saúde, sendo que o RS conta com um total de 20.870 mil coletas por ano. O município de Caxias do Sul tem uma cota de 1,6 mil coletas/ano, tendo recebido um aporte extra de mil coletas (por conta de remanejamento de outras partes do Estado), agora no mês de outubro”.
A Secretaria solicitou recentemente um novo quantitativo e aguarda a resposta do Ministério da Saúde.
Gaúcha
Suspensa coleta para cadastro de doação de medula óssea em Caxias do Sul
Município atingiu o teto ainda no mês de outubro
GZH faz parte do The Trust Project