A Polícia Civil investiga as postagens em uma rede social do preso que fugiu de uma ambulância da Susepe em Pelotas. Em uma delas, Rodrigo Ferreira Alves, de 30 anos, conhecido como Pinguim, ameaça o chefe de segurança do Presídio Regional de Pelotas (PRP), Jorge Cruz.
A Delegacia Especializada em Furtos Roubos, Entorpecentes e Capturas (Defrec) tenta rastrear o paradeiro do foragido. No perfil, Alves aparece em uma foto em porte de um fuzil e é descrito como "fuzileiro naval da Marinha".
O preso voltava de ambulância para o presídio na madrugada do último sábado (21), após tratamento contra tuberculose no hospital Vila Nova em Porto Alegre. Na altura da avenida Fernando Osório, já em Pelotas, ele teria aberto as algemas que o prendiam na maca e chutado a porta do veículo para escapar.
A Corregedoria da Susepe esteve em Pelotas na quarta-feira (25) para ouvir os dois agentes e o motorista que acompanhavam o detento. O veículo foi periciado. Segundo o diretor do PRP, Fluvio Bubolz, a hipótese de falta de combustível, como consta em boletim de ocorrência registrado no 4º Batalhão da Polícia Militar, foi descartada.
O detento cumpre pena por roubo e homicídio e estava em prisão domiciliar. Porém, há três meses, voltou ao presídio depois de cometer um assalto em um ônibus intermunicipal e render um policial.