A Secretaria Municipal de Finanças focou sua fiscalização contra um novo ramo de atividade em Santa Maria. Depois de ir a todas as academias de ginástica e estacionamentos privados, os fiscais estão visitando também salões de beleza para verificar se estão pagando o Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISSQN). Para surpresa, dos 10 salões visitados até agora, em todos há suspeita de sonegação, com pagamento do imposto bem inferior ao total arrecadado. Houve até donos que nem sabiam que precisavam pagar o ISSQN.
A prefeitura dá um prazo para que as empresas façam uma autodenúncia, em que admitem estar sonegando e se livram de pagar a multa. Nesse caso, pagam só o valor devido. Já quem não admite estar sonegando acaba recebendo pelo menos quatro visitas de vistorias dos fiscais, que fazem uma estimativa do movimento de clientes para determinar o valor a ser pago de imposto e de multa.
Dos 10 salões, três já fizeram a denúncia espontânea. Nos próximos meses, os demais salões serão visitados e, depois, os fiscais irão vistoriar empresas de outros ramos.
Em 2016, empresas que forem pegas sonegando e não admitirem serão retiradas do Simples, em que pagam menos impostos.