A polêmica decisão judicial que obriga o fechamento da Rua Sete de Setembro, junto aos trilhos, que deve ser cumprida até a próxima quarta-feira, fez os políticos locais se mexerem. A assessoria do deputado Valdeci Oliveira (PT) confirmou que, no dia 17, haverá reunião na Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), em Brasília, em que devem participar também o prefeito Cezar Schirmer (PMDB) e o deputado federal Paulo Pimenta (PT).
Eles tentarão convencer a ANTT a aceitar a colocação de uma cancela eletrônica no local como alternativa para evitar o trancamento da rua, a exemplo do que ocorreu na cidade de Vespasiano (MG), onde também havia uma determinação de fechar uma rua, em uma passagem de nível de trens.
A situação ainda está indefinida. Nesta sexta, a partir das 10h, deve haver um protesto de moradores, com bloqueio da Rua Sete. Oficialmente, a prefeitura diz que, assim que notificar a ATU para mudar as linhas de ônibus, fechará a rua. Mas, na prática, é possível que seja buscada essa saída política para tentar manter a rua aberta até a instalação da cancela, se a ANTT permitir.
Essa polêmica foi gerada devido ao convênio, assinado pelo então prefeito Valdeci, em 2004, com o Dnit, prevendo o repasse de R$ 4 milhões da União para construir o viaduto da gare. Na época, Valdeci se comprometeu que, quando a obra ficasse pronta, a Rua Sete seria bloqueada.