A Defesa Civil considera a situação das cheias contornada em Pelotas. O plantão do órgão, instalado há mais de duas semanas na sede da Administração do Laranjal, na avenida José Maria da Fontoura, nº 775, vai encerrar as operações na quarta-feira (4).
Pessoas que ainda necessitam de doações de roupas e alimentos devem procurar diretamente a Secretaria de Justiça Social e Segurança (SJSS), à rua Marechal Deodoro, nº 404, telefone 3309.6000. O número de desabrigados segue o mesmo. Na Colônia de Pescadores Z-3, 24 pessoas permanecem em abrigos e, nos loteamentos Novo Valverde, Pontal da Barra e Valverde, 14 moradores estão fora de casa, sendo 11 no Laranjal Praia Clube e três no Centro de Referência de Assistência Social São Gonçalo (Cras).
O canal São Gonçalo está com a água em 1,80 metro - 60 cm acima do normal. Na Lagoa dos Patos, a régua aponta 1,40 metro - 80 cm acima do normal. A Secretaria de Serviços Urbanos e Infraestrutura (SSUI) prossegue com patrolamento e colocação de saibro nas vias danificadas pelos alagamentos. A limpeza e desobstrução de valetas entrarão na segunda etapa de recuperação dos pontos atingidos nos balneários.
Os proprietários de animais que foram resgatados das enchentes pela Operação Boiadeiro devem procurar a Administração do Laranjal e retirá-los até quarta-feira.
Rio Grande
Em Rio Grande, não há mais desabrigados. As 21 pessoas que estavam há mais de duas semanas na sede da Associação Rio-grandina de Auxílio aos necessitados (Assoran) voltaram para casa no domingo (1º) após a água baixar na Ilha da Torotoma, um dos locais mais atingidos.