O sábado é especial para 210 casais de Caxias do Sul: eles oficializaram a união no casamento comunitário realizado no Centro de Eventos do Parque da Festa da Uva. As 3 mil cadeiras colocadas à disposição para padrinhos, familiares e amigos estavam praticamente todas ocupadas já no início da cerimônia, às 9h.
Entre os casais, cinco haitianos. Em 10 edições, é a primeira vez que estrangeiros participam do casamento comunitário.
Ezechiel Mexil, 27 anos, e Marie Edna Constant, 28, eram um deles. Os dois moram em Caxias há cerca de três anos. Eles são de Porto Príncipe e se conheceram na universidade, quando cursavam Pedagogia na capital do Haiti. Mas não vieram para o Brasil juntos.
Em Caxias, se reencontraram e, há um ano, começaram a namorar. Agora, decidiram casar. E de papel passado.
"Ser casado é uma coisa que a sociedade pede da pessoa e é uma coisa bíblica. Não tem como levantar um dia e decidir que vai morar junto. A gente respeita as regras bíblicas e decidiu se casar", diz Ezechiel, que é cobrador de ônibus da Visate.
Para testemunhar a união, o casal convidou o colega de trabalho de Ezechiel, Gilmar dos Santos e a esposa dele Elisama Fiuza de Matos. A comemoração após a cerimônia, inclusive, será na casa dos padrinhos.