A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) no Rio Grande do Sul decidiu excluir de seus quadros e cassar o registro profissional de um advogado de Santa Maria. Segundo a decisão do Conselho Pleno da OAB/RS, o profissional teve condutas que afrontaram a ética da atividade e, portanto, deve ficar proibido de exercer a profissão. O conselho manteve a mesma decisão tomada pela OAB de Santa Maria. Como o advogado deve recorrer ao Conselho Federal da OAB, ele poderá seguir atuando na profissão até a decisão final.
A OAB/RS alega que os processos referentes aos advogados excluídos tramitam sob sigilo por determinação legal até o trânsito em julgado. Por isso, não divulgou o nome do profissional nem que infrações ele teria cometido. O nome será divulgado se for mantida a decisão.
O próprio advogado Sérgio dos Santos Lima, de Santa Maria, confirmou ao colunista Deni Zolin, da "Página 2", que o caso julgado pela OAB/RS envolve o nome dele. Lima afirmou que é inocente e diz ter certeza de que conseguirá reverter a decisão no Conselho Federal da OAB. Nascido em Santa Maria e formado na Universidade de Cruz Alta, Lima é advogado há 13 anos e atua em vários casos de repercussão, como o do júri do Caso Daniela, jovem que desapareceu em Agudo - ele defendeu o réu nesse caso.
- Eu vou recorrer, haja visto que, há cinco ou seis anos, eu tive problemas com um estagiário dentro do escritório e, efetivamente, sofri uma sanção disciplinar. Ele (estagiário) não só fez isso comigo, mas com mais sete advogados e, hoje, ele está foragido por esses fatos que cometeu em vários escritórios. Sou um dos advogados mais atuantes na área criminal hoje no Brasil, um dos que mais fazem júris no país e um dos mais atuantes de Santa Maria, e tenho certeza de que, a nível do Conselho Federal, conseguirei provar minha inocência - afirmou Lima, que segue como advogado até o julgamento final.