Em coletiva realizada na manhã desta terça-feira, em Brasília, o Ministério da Saúde apresentou os números referentes aos casos de dengue, chikungunya, zika e microcefalia no país. Os dados fazem parte do Levantamento Rápido de Índice Aedes Aegypti (LIRAa) e mostraram que 199 municípios estão em situação de risco de surto das doenças.
Relacionados ao contágio por zika vírus, os casos suspeitos de microcefalia já somam 739. Só em Pernambuco foram 478.
- Nunca tivemos a circulação do zika em um país populoso como o Brasil - falou o diretor do Departamento de Vigilância de Doenças Transmissíveis do Ministério da Saúde, Cláudio Maierovitch.
O ministério orienta as grávidas a comparecerem às consultas e exames de pré-natal e tomarem todas as vacinas e protegerem-se dos mosquitos.
Órgãos de saúde estão em alerta para surto de dengue
Em relação à dengue, até o último dia 14,já foram registrados mais de 1,5 milhão de casos suspeitos de dengue. Em 2014, foram mais de 500 mil.
- Precisamos atacar de maneira efetiva o mosquito da dengue - disse o ministro da Saúde, Marcelo Castro.
Combater o Aedes aegypti, transmissor das três enfermidades, é o principal foco da campanha de conscientização criada pelo ministério. "Se o mosquito da dengue pode matar, ele não pode nascer", alerta o material.
Porto Alegre não enviou resultados para o Levantamento
De todas as capitais, a única que apresenta situação de risco de dengue é Rio Branco, no Acre. Aracaju, Recife, São Luís, Rio de Janeiro, Cuiabá, Belém e Porto Velho estão em estado de alerta. Já Boa Vista, Palmas, Fortaleza, João Pessoa, Teresina, Belo Horizonte, São Paulo, Brasília, Campo Grande e Curitiba apresentaram índices satisfatórios. Porto Alegre, Macapá, Manaus, Maceió, Natal, Salvador, Vitória, Goiânia e Florianópolis não encaminharam os resultados para o Levantamento.
O relatório também mostrou que 18 Estados tiveram confirmação laboratorial de casos de zika. Na lista, estão Roraima, Pará, Amazonas, Rondônia, Tocantins, Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Bahia, Rio de Janeiro, São Paulo, Espírito Santo, Mato Grosso e Paraná.