O Hospital Universitário de Santa Maria (Husm) promove no próximo sábado (7) um mutirão de atendimento a pacientes com suspeita de câncer de pele. O número de pessoas é limitado a 100, e as fichas serão distribuídas conforme ordem de chegada.
O atendimento começa às 9h, e o hospital pede que as pessoas cheguem cedo para pegarem as fichas. O atendimento é livre para qualquer um. Depois que a centésima ficha for distribuída, não há mais vagas. O atendimento acontece até 15h e cinco médicos dermatologistas devem participar, além de estudantes.
A ação acontece por conta do mês de prevenção ao câncer de pele. Devem buscar atendimento pessoas que tenham percebido feridas que não cicatrizam ou pintas de cor preta que tenham surgido na vida adulta. Pessoas de pele clara e histórico de exposição solar também estão no grupo de risco.
A ação é uma espécie de triagem. Será feita uma dermatoscopia, exame feito com uma espécie de lupa de contato que amplia a lesão. Se os médicos perceberem que uma das lesões pode ser câncer de pele, o paciente será orientado a agendar consultas no próprio hospital para tratamento.