O homem com suspeita de infecção pelo vírus ebola, que estava em Belo Horizonte, chegou no Rio no fim da noite desta quarta-feira onde será examinado no Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas.
O paciente - um homem de 46 anos da Guiné que está no Brasil desde o dia 6 de novembro - foi transportado em um avião da Força Aérea Brasileira (FAB), que pousou por volta das 23h30min no Aeroporto Internacional Tom Jobim, o Galeão. Uma equipe em solo, incluindo uma ambulância do Samu, aguardava na pista do terminal.
OMS declara fim da epidemia de Ebola em Serra Leoa
Duas equipes foram mobilizadas para cuidar do paciente 24h por dia no Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas. Cada uma é composta por um médico, um enfermeiro e uma pessoa responsável pela desinfecção do ambiente.
O primeiro resultado de exames do paciente deve ser divulgado por volta de meio-dia desta quarta. Em caso negativo para o ebola, os exames serão repetidos 48h depois. Até lá, o paciente seguirá isolado.
É o segundo caso suspeito de ebola no país. Em outubro de 2014, um imigrante também vindo da Guiné procurou uma unidade de saúde em Cascavel, no Paraná, com sintomas da doença. Ele foi encaminhado para o Rio para exames, mas a doença foi descartada.
Vacina contra o ebola se mostra 100% eficaz em testes na Guiné
Segundo o Ministério da Saúde, o Ebola é transmitido por meio do contato com sangue, tecidos ou fluidos corporais do paciente contaminado.
* Com agências