Everaldo Martins de Souza, 45 anos, foi absolvido do crime de homicídio simples. O julgamento do réu ocorreu nesta quinta-feira, em Santa Maria. Souza era acusado da morte de Henrique Moreira Pereira, 26 anos, em 2011.
Pereira morreu após levar uma facada no peito em uma briga generalizada na Rua E da Vila Lídia. A confusão teria começado por causa de uma desavença entre mulheres.
A vítima teria tentado defender sua mãe de possíveis agressões quando foi atingida pelo golpe de faca. Na época, o jovem foi levado ao Hospital Universitário de Santa Maria (Husm), porém, não resistiu aos ferimentos e morreu.
De acordo com o processo, o acusado foi absolvido sumariamente em 2013, quando a Justiça entendeu que ele teria agido em legítima defesa. O Ministério Público (MP) recorreu da sentença, e o Tribunal de Justiça pediu o pronunciamento, levando Souza a júri popular.
De acordo com o advogado Pedro Misael da Silva Corrêa, depois de apresentada a tese da defesa, o MP concordou com a alegação do réu de que agiu em sua legítima defesa e de sua família e pediu pela absolvição de Souza.
- Ficou entendido que ele não tinha a intenção de matar, e, sim, de se defender - afirma o advogado.