A partir da próxima segunda-feira, dia 16 de novembro, trabalhadores que tiveram imóveis danificados pelos temporais e que foram cadastrados pela prefeitura já podem fazer o encaminhamento da documentação para o saque do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS). O atendimento se estende até 27 de novembro, das 9h às 16h, no auditório da prefeitura, na Rua Venâncio Aires, 2.275.
Moradores atingidos pelos temporais ainda esperam pela liberação do FGTS
Cerca de 500 endereços foram cadastrados pela prefeitura, e o atendimento se dará por escalonamento dos bairros, em datas pré-determinadas (veja abaixo). Podem sacar o FGTS os trabalhadores que tenham saldo em conta e não tenham realizado o saque, pelos mesmos motivos, em um período inferior a um ano.
Para o encaminhamento, é necessário apresentar as vias originais e as cópias da carteira de identidade, do comprovante de residência em nome do trabalhador, do CPF, da carteira de trabalho e do Cartão Cidadão ou número do PIS.
É importante que a pessoa comprove que realmente reside no endereço cadastrado, senão o saque não será liberado. Além disso, se mais de uma pessoa comprovar que mora em determinado endereço e tiver o fundo disponível, todas poderão sacar o FGTS. O valor limite para retirada é de R$ 6.220. Após o encaminhamento da papelada, o dinheiro será liberado em cinco dias úteis.
A Caixa pede que as pessoas respeitem o cronograma, no entanto, quem não puder comparecer na data estipulada para o encaminhamento, poderá fazer a entrega da documentação em qualquer agência da Caixa Econômica Federal até o dia 6 de janeiro. Além disso, caso a pessoa chegue no atendimento e o endereço não conste na relação cadastrada pela prefeitura, poderá solicitar uma vistoria para um segundo cadastramento.
_ Fizemos um plano de ação, com datas específicas, para que todas as pessoas possam ser bem atendidas e não precisem retornar em outro dia para fazer o encaminhamento _ afirma o Gerente Regional de Canais de Atendimento da Caixa, Jair Valente Guerra.
A partir da próxima segunda-feira, também começa o encaminhamento da documentação dos atingidos pelos temporais em São Gabriel. O atendimento será feito a partir das 9h, na agência da Caixa Econômica Federal da cidade.
Confira as datas para atendimento de cada bairro:
- 16/11 (segunda-feira): Camobi, Campestre do Menino Deus, Caturrita, Cerrito, Chácara das Flores
- 17/11 (terça-feira): Divina Providência
- 18/11 (quarta-feira): Itararé, Juscelino Kubitschek, Km 3, Lorenzi, Parque Dom Antônio Reis, Parque Pinheiro Machado e Passo da Areia
- 19 e 20/11 (quinta-feira e sexta-feira): Nova Santa Marta
- 23/11 (segunda-feira): Perpétuo Socorro, João Goulart, Passo das Tropas, Patronato, Salgado Filho, São José, Tancredo Neves, Tomazetti e Urlândia
- 24 a 27/11 (terça a sexta-feira): remanescentes