"Nessa vida não nos veremos mais, 'mi amor'. A saudade já é incalculável e dói. Vou sentir muita falta, porém as lembranças ficarão guardadas para sempre no meu coração. Te amo infinitamente. Obrigado por tudo e até logo meu veinho". Foi assim que o estudante santa-mariense Carlos Vilhagra, 28 anos, despediu-se do avô, Hugo Vilhagra, 92, na rede social. O idoso morreu na noite de quarta-feira, após complicações respiratórias e no coração.
A dupla fez sucesso na internet graças às fotos divertidas postadas por Carlos ao lado do avô. A amizade e cumplicidade entre os dois conquistou seguidores e muitas curtidas nas redes sociais. Na tarde desta quinta-feira, amigos e familiares se despediram de Hugo no Cemitério Santa Rita, em Camobi.
Carlos dedicou-se a cuidar do avô após ele passar por problemas cardíacos, e o amor entre os dois, expresso nas publicações, comoveu muita gente. Em uma das postagens mais famosas, em maio deste ano, os dois aparecem tomando banho juntos no hospital, quando Hugo precisou ficar internado. Segundo o neto, os últimos dias foram tranquilos e de muita parceria.
- Esses dias foram como todos os outros. Foi perfeito, eu não tenho o que reclamar, ele foi uma pessoa exemplar. Ele sempre foi muito forte e se manteve lúcido até o último momento - lembra.
O neto conta que os dois sempre foram muito próximos e que o avô e a avó ajudaram na criação dele e de seus três irmãos quando os pais do jovem se separaram.
- O vô virou um pai para nós. Sempre fomos muito próximos. Ele cuidou de todos nós e abdicou da própria vida pela nossa. O vô representa tanta coisa que é difícil descrever em palavras. Só tenho a agradecer por tudo o que ele fez. Agora é vida que segue - comenta o jovem.
Hugo foi alfaiate e, segundo a família, fundou a loja Casa dos Aventais em Santa Maria. Carlos conta que o avô seguia trabalhando até pouco tempo atrás, costurando seu próprio pijama. Para Graciela Vilhagra, mãe de Carlos e filha de Hugo, o pai tinha muita vontade de viver e aproveitou cada momento ao lado da família.
- Ele sempre tinha um otimismo muito grande, apesar da fraqueza da idade, ele tinha muita sabedoria e compartilhava com todos. Agora ele foi em paz, mas para nós ele continua aqui, a presença dele se mantém viva - afirma.
Hugo era casado com Dolores Carneiro Vilhagra, 83, e deixa duas filhas e cinco netos.