Um dos problemas que foram consequência da 72ª Romaria da Medianeira, foi o lixo que acumulou no local. Quem passou pela Avenida na manhã desta segunda-feira, um dia após o evento religioso, ficou impressionado com a quantidade de papéis e plásticos que se acumularam pela rua e calçadas. Segundo a prefeitura, 15 toneladas de lixo foram recolhidas.
O secretário de Infraestrutura, Obras e Serviços, Tubias Calil, explica que uma equipe da prefeitura deu início ao trabalho de limpeza na manhã desta segunda-feira, por volta das 8h. Segundo o secretário, a quantidade de lixo é um problema que se repete todos os anos.
- Todos os anos é esta quantidade de lixo, mas até o ano passado a limpeza começava ainda no domingo, logo após o término da romaria, e desta vez a limpeza foi programada para a segunda-feira. Aquele lixo lá deve encher três ou quatro caminhões, e ainda deve gerar custos para a prefeitura, que vai ter que destinar a carga para algum lugar.
O secretário explica que, a venda de lotes para os comerciantes da romaria gera um lucro de cerca de R$ 20 mil para a prefeitura, mas que o valor acaba sendo gasto com a limpeza no dia seguinte.
- Tem vendedores que acabam abusando, e deixando lixo de propósito para a prefeitura limpar. Na minha opinião, enquanto cidadão, ou se termina com a venda de espaços para comerciantes ou os comerciantes devem ficar responsáveis por limpar a sujeira que produzem - conclui o secretário.