Os consumidores brasileiros estão apostando na Black Friday. O resultado positivo é confirmado pelos dados divulgados pela empresa ClearSale, especializada em soluções antifraude, em parceria com o site Busca Descontos, que promove a BlackFriday.com.br.
Até as 16h desta sexta-feira, o faturamento já chegava a R$ 785 milhões na internet, 128% maior do que em 2014 até esse horário.
Em média, cada um dos 1,5 milhão de pedidos tem somado R$ 512. Os produtos mais vendidos são eletrodomésticos (R$ 158,41 milhões), smartphones e celulares (R$ 135,42 milhões), eletrônicos (R$ 98,92 milhões), informática (R$ 62,67 milhões) e móveis (R$ 26,97 milhões).
Reclamações
O site Reclame Aqui já verificou uma queda no número de reclamações sobre empresas de comércio eletrônico, já nas primeiras horas de Black Friday. Das 18h de quinta-feira até as 6h20min desta sexta-feira, foram computadas 950 queixas contra as 1.200 realizadas em 2014 no mesmo período.
Confira abaixo os rankings de reclamações e reputação de empresas, até as 16h30min desta sexta-feira.
Sites mais reclamados:
1. KaBuM! - 595 ocorrências
2. Americanas.com (loja virtual) - 287 ocorrências
3. Submarino - 238 ocorrências
4. Netshoes - 118 ocorrências
5. Magazine Luiza (loja virtual) - 102 ocorrências
6. Ponto Frio (loja virtual) - 90 ocorrências
7. Extra.com.br - 89 ocorrências
8. Casas Bahia (loja virtual) - 88 ocorrências
9. Walmart (loja virtual - 86 ocorrências)
10. Banco Cetelem - 65 ocorrências
Categorias mais reclamadas
1. Informática
2. Telefones celulares (aparelhos)
3. Eletroeletrônicos
4. Eletrodomésticos
5. Cartões de Crédito
Principais Problemas
1. Propaganda enganosa - 1.218 ocorrências
2. Problemas na finalização da compra - 260 ocorrências
3. Divergência de valores - 212 ocorrências
4. Promoção - 208 ocorrências
5. Produto indisponível - 185 ocorrências