Clientes da NET se queixam de que o plano de internet está muito lento em Santa Maria, especialmente à noite. Uma leitora diz que, apesar de ter pacote de 10MBps, as medições feitas à noite revelam que a NET oferece só 1MBps.
A cliente se diz cansada de, ao ligar à NET, receber a mesma resposta, de que o serviço será normalizado até a 1h. Ela se queixa de que a operadora não cumpre a regra de que a velocidade instantânea não pode nunca ser inferior a 40% da contratada, e que na média mensal, não pode ser abaixo de 80%. A cliente relatou que ouviu de um técnico da NET a informação de que o problema teria sido provocado devido à venda de grande número de pacotes de internet, sobrecarregando o sistema.
O Procon de Santa Maria diz que tem recebido reclamações de clientes da NET e orienta as pessoas a realizarem o teste de velocidade num site especializado e fazer um print screen da tela comprovando o resultado do teste (para isso, no PC, aperte na tecla Print Screen e copie a imagem no Word, Paint ou outro programa). Depois, devem ir até o Procon levando duas cópias impressas do teste e uma cópia de RG e CPF. O Procon abre de segunda a sexta, das 8h30min às 11h30min, e terças e quintas, das 14h às 16h, na esquina da Silva com Rio Branco.
Por meio de nota, a NET alegou que é a grande operadora que mais entrega a velocidade de banda larga contratada. Em relação aos problemas em Santa Maria, diz que trabalha sempre na manutenção de sua rede e que o sinal NET Virtua está sendo normalizado. Mas não deu prazo algum de quando o problema será realmente solucionado.