Leia as últimas notícias do dia
*Rádio Gaúcha
O relatório que livraria o deputado Diógenes Basegio (PDT) da cassação foi rejeitado nesta terça-feira na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Assembleia Legislativa. Apenas os deputados Ciro Simoni (relator da matéria) e Gilmar Sosella, ambos do PDT, defenderam o texto que suavizaria a punição a Basegio por quebra de decoro, pedindo a pena de suspensão por 90 dias.
Ameaçado de cassação, deputado Diógenes Basegio faz denúncias contra colega
Deputados congelam processo de cassação de Diógenes Basegio
O texto foi elaborado após a votação de um relatório que pedia a cassação do deputado por falta de decoro parlamentar, realizada na semana passada. Na ocasião, o documento não foi aprovado. Agora, passa a ser encaminhado, mesmo sem parecer aprovado, para a Mesa Diretora da Casa, que decidirá como o processo terá sequência.
"Se manipulei dinheiro, era dinheiro meu", diz deputado Diógenes Basegio
A partir daí, a matéria poderá ser enviada diretamente ao Plenário do Legislativo, para que os 55 parlamentares decidam o futuro de Basegio. O presidente da CCJ, deputado Gabriel Souza (PMDB), defende que o caso seja encaminhado novamente à Corregedoria para novas investigações.
- (Sugerimos) Que seja avaliada a possibilidade de adicionar os elementos principais da denúncia (do Ministério Público), como extorsão de funcionários, fraude em odômetros - relata.
Ainda não há a expectativa de quando o destino da matéria será definido.