A chuva, acompanhada de vento forte e queda de granizo, que atinge a Região Oeste do Rio Grande do Sul nesta quinta-feira causou estragos em alguns municípios gaúchos, principalmente em Uruguaiana. Até o fim do dia, a instabilidade deve se espalhar pelo Estado. No entanto, os meteorologistas preveem tempo firme para sexta-feira e no final de semana.
Conforme a Defesa Civil, ventos de até 85 km/h foram registrados em Uruguaiana na manhã desta quinta-feira, causando a queda de postes e, consequentemente, a falta de energia elétrica em diversos pontos. Devido à chuva intensa e à queda de granizo, ruas foram alagadas e casas danificadas. Levantamento divulgado no final da manhã indicou que cerca de 1.160 pessoas foram atingidas pelas cheias do Rio Uruguai, incluindo São Borja e Itaqui.
A Defesa Civil diz que segue monitorando principalmente as regiões Noroeste, Nordeste e Metropolitana, pois a chuva deve ser intensa pelo menos até o fim do dia. As temperaturas subiram muito ao longo desta quinta, mesmo com a chuva prevista, e, na Capital, chegou a 31°C.
Na sexta-feira, de acordo com a Somar Meteorologia, há previsão de chuva isolada na faixa leste e em algumas cidades do norte do Estado, o que inclui todo o litoral, a Região Metropolitana, a Serra e áreas próximas a Erechim. A chuva deve ocorrer na madrugada e vai diminuindo ao amanhecer. A partir da tarde, o tempo fica firme em todo o RS e os ventos mudam de direção, amenizando a sensação de abafamento pela manhã e diminuindo o calor da tarde. Em Porto Alegre, a mínima deve ser de 17°C e, a máxima, de 23°C
O tempo permanece firme em todo o Rio Grande do Sul no sábado. Os ventos de Sul trazem um ar mais frio e, de manhã, faz cerca de 10°C na Campanha e até 5°C nos Campos de Cima da Serra. Na Capital, a temperatura varia de 15°C a 24°C, e chega a 27°C em Uruguaiana.
O domingo segue com sol, mas com menos frio. Os ventos de Norte voltam a elevar bastante as temperaturas. Na segunda-feira, chuva isolada entre a Capital e a serra gaúcha. A tendência, de acordo com a Somar, é de que chova forte apenas na quinta-feira da semana que vem.