A partir de sábado, mais de 7,7 milhões de estudantes entrarão, a partir do meio-dia, em salas de todo o Brasil para realizar as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2015. As questões de 15 disciplinas serão distribuídas em dois dias de provas e, um bom resultado, vale a vaga em uma universidade pública ou privada. No Rio Grande do Sul, são 418.426 candidatos.
Sem luz há seis dias, moradores organizam novos protestos em Santa Maria
Na semana antes da prova, valeu de tudo: estudar por resumos, ir em aulões, revisar os conteúdos e até acender velas para os santos e para enxergar o conteúdo, enquanto a energia elétrica não voltava.
Professores dão dicas de conteúdos que merecem última revisada antes do Enem
Evandro Cassol Naidon, 18 anos, mora no distrito de Palma, em Santa Maria, e ficou sem energia elétrica em casa por uma semana devido aos temporais que atingiram a região. Mesmo assim, o estudante não deixou de se dedicar. A meta: garantir um lugar no curso de Ciências Contábeis.
Confira como ficam o trânsito e as linhas de ônibus durante o Enem em Santa Maria
Até a última segunda-feira, Evandro fazia cursinho de revisão pela manhã, trabalhava à tarde e, de noite, estudava novamente. A rotina foi puxada. Para ir às aulas, o jovem saía de casa, de bicicleta, antes das 6h45min, andava cerca de um quilômetro, deixava o veículo em um engenho na beira da estrada e pegava um ônibus até o curso, que fica no centro de Santa Maria.
Veja como será a estrutura da prova do Enem
Nas últimas noites, as companheiras do jovem foram as velas, que iluminavam as apostilas.
- Foi mais complicado estudar assim porque era mais difícil de ler os conteúdos, mas não dava para parar de revisar o conteúdo. Sem estudo, eu não vou ser nada. Eu preciso e sempre quis fazer uma faculdade, por isso, vale a pena estudar, mesmo sem ter luz - contou o jovem.
Além das velas, uma imagem de Nossa Senhora e a família também estiveram ao lado do rapaz. A dona de casa Rosa Cassol Naidon, 46, mãe de Evandro, afirma que pediu uma ajuda à santa:
- Coloquei a imagem junto com os livros dele e pedi para ela proteger e abençoar meu filho na hora da prova.
Psicóloga dá dicas para se manter tranquilo na véspera da prova do Enem
Na última quarta-feira, Evandro já sabia o local onde responderia as questões, diferente dos mais de 1,7 milhão de candidatos que, até a terça, ainda não haviam acessado o cartão de confirmação de inscrição, por isso, desconheciam o local de prova.
O estudante realiza o exame no Centro de Tecnologia da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e já comprou a caneta preta, de material transparente para evitar um nervosismo desnecessário nos dias das provas.