As equipes do Ministério Público e da Polícia Federal responsáveis pela Operação Zelotes também investigam as negociações entre lobistas e membros do governo Lula para edição de uma medida provisória de 2009 que beneficiou o setor automotivo.
A informação foi confirmada pelo presidente da CPI do Carf, senador Ataídes Oliveira (PSDB-TO), que afirmou haver ligação entre os dois casos. A Zelotes investiga supostas fraudes em julgamentos do Conselho Administrativo de Recursos Fiscais (Carf), do Ministério da Fazenda.
O senador afirmou que a CPI possui informações e documentos que lançam suspeitas sobre o ex-presidente Lula, a presidente Dilma Rousseff (na época, ministra da Casa Civil) e o ex-ministro Gilberto Carvalho. Por isso, ele avalia convidar os três para serem ouvidos pela CPI.
O senador, porém, reconheceu que há dificuldade para ouvir ex-ministros do governo Lula na CPI, que tem maioria governista. Ele já tentou, sem sucesso, convocar Guido Mantega (ministro da Fazenda na época das fraudes no Carf) e Erenice Guerra, ex-ministra da Casa Civil, citada por depoentes como frequentadora da SGR Consultoria, empresa que aparece nas duas investigações.