As chuvaradas que atingiram o Rio Grande do Sul nesta semana deixaram muitos fios elétricos caídos nas ruas. O rompimentos de uma dessas redes causou a morte de um cachorro em Canoas.
A situação aconteceu na noite desta quinta-feira, na Rua José de Alencar, no Bairro Rio Branco. O morador Gustavo Cristiano, 30 anos, relata ter visto o animal caído ao lado de um poste de energia elétrica com os fios rompidos e avisado à Brigada Militar, que ficou de ir até o local - mas o animal permanecia no mesmo lugar na manhã desta sexta.
Alagamento em refinaria prejudica distribuição de combustível no RS
Mau tempo expõe fragilidades da infraestrutura em Porto Alegre
Até mesmo uma sinalização com cone e fita de isolamento foi instalada em volta do cachorro morto.
- O problema é que outros cachorros chegam ali para cheirar o que morreu e podem ser eletrocutados também. Também passam crianças ali. É um perigo - afirmou.
Canoas decreta situação de emergência e espera reconhecimento do governo federal
"Ergui a mão para ele ver que estava viva", diz mulher que sobreviveu a desabamento de aviário
A AES Sul, concessionária responsável pelo abastecimento de energia elétrica em Canoas, informou que está atendendo às demandas dentro do possível. A área de concessão da empresa é a mais afetada também pela falta de luz - são cerca de 250 mil consumidores sem energia na manhã desta sexta-feira.
A orientação das concessionárias é que as pessoas não cheguem perto dos fios e evitem se aproximar de árvores ou outdoors derrubados pelo temporal. Em áreas alagadas, é recomendável que não encoste em equipamentos elétricos.
Se você perceber alguma árvore ou poste caído sobre a rede ou o rompimento de fios, acione o número de emergência da concessionária da sua região: CEEE (0800-7212333), RGE (0800-9700900) ou AES Sul (0800-7077272).
Leia outras notícias do dia
Curta nossa página no Facebook
* Diário Gaúcho