Mesmo que a chuva tenha dado uma trégua nos últimos dias em algumas regiões do Estado, ainda há pessoas fora de casa devido aos temporais que atingiram o Rio Grande do Sul neste mês. Conforme o último boletim divulgado pela Defesa Civil, 5.725 famílias seguem desalojadas (em casa de amigos e familiares) e 1.171 estão desabrigadas (em abrigos mantidos pelo poder público). Conforme o governo do Estado, 42.336 casas foram danificadas por fenômenos climáticos em 132 municípios.
Nesta terça-feira, a Defesa Civil do Estado, em conjunto com a Defesa Civil nacional, realizou encontros técnicos para auxiliar os municípios que foram atingidos. Uma equipe de Brasília está no Rio Grande do Sul orientando as prefeituras no processo de liberação de recursos para reconstrução das cidades. Na quarta, haverá encontros em Santa Maria e em Pelotas.
Previsão aponta para chuva forte entre quinta e sexta-feira
Chuvas fortes e em grandes volumes devem voltar a atingir o Estado na quinta e na sexta-feira. A quarta, segundo a Climatempo, ainda deve ser marcada pelo tempo seco na maior parte do Rio Grande do Sul. Há previsão de chuva apenas para o Litoral Norte e a Serra, mas de fraca intensidade. A temperatura em Porto Alegre deve oscilar entre 18°C e 28°C e não chove.
Na quinta-feira, uma nova frente fria avança pelo Estado, trazendo áreas de instabilidade principalmente para o Sul, Fronteira Oeste, Campanha, Missões e Centro. Na Capital, a quinta será ensolarada, com aumento de nuvens no final da tarde. A chuva forte chega a Porto Alegre e região apenas na madrugada de sexta-feira e deve permanecer no Estado durante todo o dia.
* Zero Hora