Desde o temporal da semana passada, ainda há famílias sem luz em Santa Maria. Nesta quarta-feira, novos protestos foram organizados por moradores de diferentes regiões da cidade que estão sem energia elétrica há sete dias. A AES Sul acredita que, até o final desta quarta-feira, o problema na área urbana esteja resolvido.
Moradores da localidade da Estância Velha foram até a sede da AES Sul, pela manhã. Eles foram recebidos pelo gerente regional da concessionária, Leandro Backes. O gerente explica que, antes de a comunidade fazer o protesto, equipes da AES Sul já tinham se descolado para o local, no distrito de Boca do Monte, também na manhã desta quarta-feira, para trabalhar nos reparos:
- Em casos como este, especialmente no interior, que a falta de luz interfere na falta de água, costumamos emprestar geradores, como aconteceu com o São Braz, por exemplo.
Se a falta de luz for resolvida mesmo nesta quarta-feira, todas as equipes da concessionária serão deslocadas para fazer os reparos do interior, que segue sem uma previsão de normalização.
- Já temos equipes no interior, mas, se a luz voltar na cidade, as equipes estarão em sua totalidade na zona rural. É difícil estipular um prazo, porque cada serviço pode demorar um tempo diferente - esclarece Backes.
Desde a última segunda-feira, chegaram mais equipes da região metropolitana, de Santa Cruz do Sul e de Lajeado para ajudar nos consertos na Região Central. Além disso, empresas terceirizadas que prestam serviços para a CEEE ou RGE, de outras regiões do Estado, também foram contratadas para agilizar o serviço em Santa Maria.
De acordo com última atualização da AES Sul,6 mil clientes estavam sem energia na área urbana e rural da cidade. O número deve diminuir ainda nesta quarta-feira.