Com um atraso de duas horas em relação ao horário previsto inicialmente e mesmo diante de uma baixa no nível do Guaíba, que marcava 2m82cm às 20h, foram fechadas as últimas três comportas do sistema de prevenção contra cheias de Porto Alegre.
As três comportas que foram fechadas ficam na Avenida Cairú, na Avenida São Pedro e na Avenida Mauá, na entrada principal do Cais Mauá. As outras 11 peças permanecem fechadas desde a última segunda-feira, quando o Guaíba atingiu 2m89cm, o maior nível em 74 anos.
Todas as comportas são fechadas após nível do Guaíba voltar a subir
A intenção é prevenir uma possível enchente, já que o nível da água chegou a atingir 2m85cm na tarde desta sexta-feira, 4cm a menos do que marcava na segunda-feira.
O diretor-geral do Departamento de Esgotos Pluviais (DEP), Tarso Boeltler, foi quem tomou a decisão e comunicou ao prefeito José Fortunati. A medida contou com o apoio do diretor-superintendente da Superintendência de Portos e Hidrovias (SPH), Luiz Alcides Capoani.
- Tomamos a decisão de forma preventiva para não sermos pegos de surpresa durante a madrugada. Caso o Guaíba estabilize ou volte a baixar, as comportas serão abertas novamente amanhã (sábado) - disse Boeltler.
O DEP e a SPH entendem que a decisão de fechar novamente as comportas foi acertada, pois a previsão meteorológica indica que o vento deve ganhar força neste sábado, o que pode provocar um aumento considerável no nível do Guaíba.
* Zero Hora