Em Pelotas, o nível da Lagoa dos Patos está estabilizado em 1,10m acima do nível normal. O Canal São Gonçalo segue com 2,16m quando o nível normal é de 1,20m. São 776 pessoas fora de casa. O número de desabrigados chega a 183.
No Laranjal, os piores locais de alagamentos são o Pontal da Barra e a Colônia de Pescadores Z-3. A Defesa Civil alerta para que os moradores evitem voltar para casa enquanto a água não baixar.
Outro cuidado agora é com as cobras, sapos e ratos. Dezenas desses animais foram recolhidos nos últimos dias pela prefeitura.
Rio Grande
São 62 pessoas que permanecem no abrigo que funciona no antigo Hospital Guaíba Rache – agora, nova sede da Assoran. São moradores da Ilha da Torotama.
No abrigo montado no Caic – da Universidade Federal do Rio Grande – são seis pessoas. Na quinta-feira (23), 14 pessoas estavam lá. Mas, segundo a Defesa Civil, muitos deixaram o local ficar na casa de parentes.
A prefeitura está recebendo doação de alimentos não perecíveis e material de limpeza e de higiene. Doações ainda podem ser feitas na Secretaria de Cidadania e Assistência Social, na Marechal Floriano, 5.
Paralelamente, há uma campanha para arrecadação de ração. Alimento para os animais da Ilha da Torotama. As doações podem ser entregues nos seguintes locais:
- Secretaria de Serviços Urbanos, Buarque de Macedo, 499
- Pet da Laurinha, Leivas Otero, 97, Balneário Cassino
- Pet Caiubá, Colombo, 449
- Agropet, RS-734
- Terra Vermelha, Cristovão Pereira
- Comercial Ness, Alameda Uruguay, 72, Aeroporto