A paralisação dos servidores estaduais devido ao parcelamento de salários no Rio Grande do Sul trouxe um problema para quem usou nos últimos dois meses a Delegacia Online da Secretaria de Segurança Pública. Pelo fato dos distritos policiais terem atendido neste período apenas casos graves, a procura via Internet aumentou em 42% de julho (sem protesto) para setembro (quando houve o maior protesto). As informações são da Rádio Gaúcha.
Devido à sobrecarga, o atraso para registrar ocorrências agora passa de 20 dias. Em muitos casos, vítimas de qualquer tipo de crime procuraram o serviço que é restrito para fatos de menor poder ofensivo ou, por exemplo, perda de documentos.
O morador de Esteio, Valdecir Branco, tentou registrar há 15 dias a perda de documentos. Primeiro, procurou o distrito local, mas como os agentes estavam paralisados, disseram que não iriam atendê-lo. No mesmo dia, ele buscou o atendimento online e recebeu logo em seguida um e-mail com um número de protocolo. No entanto, até hoje aguarda pelo retorno sobre o registro. Branco chegou a enviar um e-mail para a delegacia e recebeu a informação que não havia previsão de prazo para resolver a questão.
- Como comprei um carro e perdi o documento de compra e venda, até agora estou me incomodando com o antigo dono do veículo. Com razão, ele quer tirar o carro do nome dele para evitar confusão futura e devido a este atraso, não conseguimos fazer isso - relata o morador de Esteio.
Em agosto, a Delegacia Online estava, por exemplo, com cerca de 15% dos casos envolvendo crimes que necessitavam alguma investigação ou perícia. Outros 15 %envolviam acidentes de trânsito que precisavam de maior apuração. Neste período, o atendimento era feito por apenas três agentes, que têm de analisar as ocorrências, deferir as que podem ser registradas via Internet e indeferir as que não poderiam se feitas por este meio.
Ocorrências
Julho - 14.326
Agosto - 23.125
Setembro - 24.525
* Números de agosto e setembro entre os dias 1º e 25 de cada mês
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A delegada Sílvia Sehn, responsável pela Delegacia Online, confirma o acúmulo de trabalho e que o prazo para registro demora cerca de 20 dias. Anteriormente levava apenas um dia. Segundo ela, a procura pelo serviço aumenta mensalmente desde 2002, quando foi criado este tipo de atendimento. A titular da delegacia confessa que, desde agosto, houve uma grande procura e uma sobrecarga. Sílvia afirma que providências foram tomadas e inclusive houve reforço de policiais para atender a demanda. Se antes eram três, agora já são seis por tempo indeterminado. Com isso, ela garante que todos serão atendidos, mas ainda pede paciência pelo fato de que ainda não há prazo para normalização.
O atendimento ocorre através deste endereço eletrônico: www.delegaciaonline.rs.gov.br. Ao procurar a Delegacia Online, o usuário digita o fato e recebe um e-mail com um número de protocolo sobre a solicitação do registro. Se deferido, recebe um segundo email com o número específico da ocorrência, que não necessita ter assinatura. No caso de indeferimento, o usuário também recebe um segundo e-mail informando o motivo e com uma orientação de como registrar o fato.
O serviço é específico para casos que não necessitam de grandes análises, investigação e perícia. Os usuários podem solicitar registro para perda ou furto de documentos e objetos, acidentes de trânsito sem vítimas, calúnia, injúria, difamação, perturbação do sossego alheio e maus tratos de animais.
* Rádio Gaúcha