A paralisação dos servidores estaduais devido ao parcelamento de salários no Rio Grande do Sul trouxe um problema para quem usou nos últimos dois meses a Delegacia Online da Secretaria de Segurança Pública. Pelo fato dos distritos policiais terem atendido neste período apenas casos graves, a procura via Internet aumentou em 42% de julho (sem protesto) para setembro (quando houve o maior protesto). As informações são da Rádio Gaúcha.
Devido à sobrecarga, o atraso para registrar ocorrências agora passa de 20 dias. Em muitos casos, vítimas de qualquer tipo de crime procuraram o serviço que é restrito para fatos de menor poder ofensivo ou, por exemplo, perda de documentos.
O morador de Esteio, Valdecir Branco, tentou registrar há 15 dias a perda de documentos. Primeiro, procurou o distrito local, mas como os agentes estavam paralisados, disseram que não iriam atendê-lo. No mesmo dia, ele buscou o atendimento online e recebeu logo em seguida um e-mail com um número de protocolo. No entanto, até hoje aguarda pelo retorno sobre o registro. Branco chegou a enviar um e-mail para a delegacia e recebeu a informação que não havia previsão de prazo para resolver a questão.
- Como comprei um carro e perdi o documento de compra e venda, até agora estou me incomodando com o antigo dono do veículo. Com razão, ele quer tirar o carro do nome dele para evitar confusão futura e devido a este atraso, não conseguimos fazer isso - relata o morador de Esteio.
Em agosto, a Delegacia Online estava, por exemplo, com cerca de 15% dos casos envolvendo crimes que necessitavam alguma investigação ou perícia. Outros 15 %envolviam acidentes de trânsito que precisavam de maior apuração. Neste período, o atendimento era feito por apenas três agentes, que têm de analisar as ocorrências, deferir as que podem ser registradas via Internet e indeferir as que não poderiam se feitas por este meio.
Ocorrências
Sobrecarga
Após paralisação de servidores, prazo para registrar ocorrências online no RS passa de 20 dias
Pelo fato dos distritos policiais terem atendido neste período apenas casos graves, a procura via Internet aumentou em 42% de julho para setembro, quando houve o maior protesto dos servidores
Cid Martins
Enviar emailGZH faz parte do The Trust Project
- Mais sobre: