Assim que o veraneio iniciar e o movimento aumentar, a Rota do Sol (RSC-453) vai pedir socorro, como a cada ano. Segundo o Grupo Rodoviário de Farroupilha, o fluxo em dias úteis é de cerca de 2 mil veículos, número que pode subir para mais de 8 mil em vésperas de feriados e veraneio. O alento é que desta vez, entre Caxias e Lajeado Grande, a rodovia foi reformada, trabalho praticamente concluído. Mas basta ultrapassar Lajeado Grande em direção ao litoral para o cenário mudar, com rachaduras, desníveis e buracos. À primeira vista, nem parece a mesma estrada.
O recapeamento integra o Contrato de Recuperação e Manutenção de Rodovias (Crema/ Serra), parado desde setembro porque o Daer não pagou R$ 15 milhões para a Traçado, que executa a reforma. Na semana passada foram pagos R$ 7 milhões, e a expectativa é retomar em duas semanas.
O trecho adiante, até Aratinga (quando a rodovia passa a se chamar ERS-486) não foi contemplado e os problemas prejudicam motoristas como Gabriel Afonso Molon, 35 anos, que furou um pneu em um buraco:
- Tive que gastar R$ 100 para poder terminar a viagem, agora vou gastar mais uns R$ 400 para trocar o pneu.
Para o diretor de infraestrutura da CIC, Nelson Sbabo, a Rota já estava defasada quando foi entregue à comunidade, em 2007. A obra, idealizada nos anos 1930, foi lançada em 1972, no governo de Euclides Triches. Nos anos 1980, Pedro Simon determinou a construção de 100 Km de Teutônia a Lajeado Grande, passando por Caxias. Depois, Alceu Collares continuou até Tainhas. Trechos adiante, incluindo os túneis na ERS-486, foram concluídos em anos seguintes.
Desde então, pedidos pela duplicação não andaram. Em junho do ano passado foi criado um termo de referência para a licitação do estudo de viabilidade técnica, de engenharia e ambiental da duplicação de 35 Km, entre Caxias e Vila Seca. Um ano depois, o Daer ainda trabalhava no estudo.
Diante da lentidão e da crise financeira estadual e federal, Sbabo vê esperanças na privatização:
- O governo não precisa botar dinheiro nenhum, só precisa concordar que os investimentos sejam feitos.
Serra Imobilizada
Apesar de reforma até Lajeado Grande, restante da Rota do Sol ainda sofre com buracos
O trecho até Aratinga não foi incluído no Crema/ Serra
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