A elevação do nível do Guaíba, que chegou a 2m90cm na manhã de sábado no Cais do Porto - a maior marca em sete décadas -, tem deixado moradores da zona sul da Capital apreensivos.
Durante a madrugada de sábado, as águas começaram a invadir avenidas e pátio de residências, provocando alagamentos. Com vento forte, principalmente no bairro Ipanema, ondas se formaram na orla, deixando a zona ainda mais alagada.
140 mil casas seguem sem energia no Estado
Por que meteorologia não previu a chuva desta madrugada
Curiosos, alguns moradores saíram de suas casas na manhã de sábado para fotografar as ruas e avenidas que ficaram tomadas pela água.
Motoristas que passavam pela região do bairro Ipanema de carro optaram por retornar para evitar o alagamento.
Cassiano Lopes, estudante de 22 anos que mora em uma residência ao lado do Clube Jangadeiros, no bairro Tristeza, afirma que esta é a primeira vez que enfrenta uma situação assim:
- Ontem (sexta-feira) vimos que a água tinha começado a chegar no pátio de casa. Hoje (sábado), quando acordamos, vimos que ele amanheceu todo tomado por água. Nem a piscina escapou - relata.
Conforme o morador, a água tem trazido também muito lixo do Guaíba, deixando o local sujo e com cheiro ruim. Na imagem abaixo, o leitor mostra o pátio de sua casa durante a tarde de sexta-feira, e pela manhã de sábado, já com a água invadindo todo pátio da casa:
Mau tempo expõe fragilidades da infraestrutura em Porto Alegre
Saiba como foi a última grande enchente de Porto Alegre, em 1967
VÍDEO: veja como foi o primeiro fechamento das comportas após décadas
* Zero Hora