É preciso ter paciência. Para quem já sofre com a falta de energia elétrica há mais de 24 horas, as notícias não são animadoras: a AES Sul, concessionária responsável pelo abastecimento na região, não dá previsão de quando a situação será normalizada.
"O restabelecimento da energia se dá de forma gradativa e contínua, conforme os consertos e a reconstrução da rede vão sendo concluídos", divulgou a empresa em nota oficial emitida no final da manhã desta sexta-feira.
Principal ligação de Santa Maria à Capital tem trânsito liberado
Conforme o levantamento da AES Sul, durante a tarde, 34 mil clientes seguem sem energia em Santa Maria. Em Caçapava do Sul, são 16 mil, São Sepé 12 mil e em Santiago 9,7 mil clientes ainda aguardam o retorno da energia.
Embora sem previsão para a normalização total do serviço, a concessionária informa que a luz já foi reestabelecida para metade dos 430 mil clientes afetados pelos temporais na manhã de ontem.
Veja como ajudar as famílias atingidas pela chuva
Além de Santa Maria, outras cidades da região foram afetadas. De acordo com a AES Sul, sete linhas de transmissão foram desligadas devido à queda de torres. Por conta disso, São Sepé, Formigueiro, Caçapava do Sul, Jaguari, São Pedro do Sul, Santiago, São Francisco de Assis, Cacequi, Faxinal do Soturno e Agudo estão sem luz.
Meteorologista explica o fenômeno de rajadas de 134km/h que causou estragos
A orientação da empresa é que as pessoas registrem os problemas por meio da Central de Relacionamento, pelo 0800-7077272, ou por mensagem SMS para 28410, informando o código do cliente.
No escuro
AES Sul não dá previsão para normalizar o fornecimento de energia
Na manhã desta sexta-feira, 39 mil clientes permaneciam sem luz erviço em Santa Maria
GZH faz parte do The Trust Project