O Rio Grande do Sul está entre os Estados com menor porcentagem de estudantes em fase de alfabetização capazes de escrever no nível desejado para sua idade. É o que aponta a Avaliação Nacional da Alfabetização (ANA) 2014, divulgada nesta quinta-feira pelo Ministério da Educação (MEC).
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Apenas 7,53% dos estudantes do 3º ano do Ensino Fundamental gaúcho atingiram o melhor nível de escrita definido pelo MEC - porcentagem menor que a média nacional, que é de 9,88%. É o pior índice da Região Sul: no Paraná, a porcentagem quase dobra (15,53%), enquanto Santa Catarina tem o melhor índice do Brasil (22,25%).
Quando os níveis considerados são os satisfatórios, porém, e não apenas os melhores, o Estado ganha posições: 74,56% das crianças de oito anos conseguem articular bem os textos, quando a média nacional é de 65,54%.
A Avaliação Nacional da Alfabetização consiste na aplicação do teste de desempenho do estudante, realizado entre todos os alunos matriculados no 3º ano do Ensino Fundamental das escolas públicas. O objetivo é aferir o nível de alfabetização e letramento em Língua Portuguesa e Matemática das crianças.
Nas demais áreas de avaliação, o Estado foi melhor: em leitura, 12,20% dos estudantes atingiram o melhor nível definido pelo MEC - valor pouco acima da média nacional, mas ainda assim o pior entre os Estados da região Sul.
Já em matemática, 29,32% das crianças ao final do ciclo de alfabetização atingiram os níveis esperados, enquanto a média nacional é de 25,15%. Ainda assim, o Rio Grande do Sul puxa a média regional para baixo: Paraná e Santa Catarina ficaram acima do Estado também nesse indicador.
Confira as taxas de alfabetização da região Sul e a média brasileira (em % do maior nível de alfabetização definido pelo MEC):
Leitura
Santa Catarina 90,76%
Paraná 90,40%
Rio Grande do Sul 84,09%
Brasil 77,79%
Escrita
Santa Catarina 86,61%
Paraná 85,27%
Rio Grande do Sul 74,56%
Brasil 65,54%
Matemática
Santa Catarina 60,72%
Paraná 54,97%
Rio Grande do Sul 48,83%
Brasil 42,93%
* Zero Hora