A revitalização da Praça da Bandeira, em Caxias do Sul, está suspensa devido ao corte de gastos da prefeitura. A obra é orçada em cerca de R$ 1,5 milhão e está incluída em um grande plano de revitalização do bairro São Pelegrino, que incluem a revitalização da linha férrea. Com a crise e a baixa na arrecadação do poder público, o projeto acabou suspenso enquanto aguarda recursos.
De acordo com o secretário do Planejamento, Gilberto Boscheti, a prefeitura tenta agora parcerias para viabilizar a obra. O modelo previsto é semelhante ao da Praça do Trem. O projeto já está pronto e a licitação depende apenas da questão financeira para ser lançada.
Apesar da fase de espera, as primeiras intervenções previstas já foram realizadas, como retirada dos camelódromo e a abertura da Rua Moreira César. Os estudos arqueológicos, exigidos pelo Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, o Iphan, também já estão concluídos. O trabalho foi contratado após historiadores apontarem que a área poderia conter fragmentos de tribos indígenas, mas as análises não apontaram nenhum objeto.
Além da revitalização da praça e da linha férrea, o projeto prevê para São Pelegrino uma ciclovia ligando a Praça da Bandeira, o Largo da Estação, a Praça das feiras, que está em construção, e a praça do Trem. Para o futuro, se prevê estender a ciclovia até a Perimetral Sul, de onde ela seguirá até a estação de transbordo Floresta.
Gaúcha
Revitalização da Praça da Bandeira, em Caxias, está suspensa devido a cortes de gastos
Prefeitura tenta buscar parcerias para viabilizar projeto
GZH faz parte do The Trust Project
- Mais sobre: