Em razão dos episódios de violência ocorridos nesta sexta-feira, quando houve tentativa de chacina e queima de um ônibus no bairro Santa Tereza, o posto de saúde da Cruzeiro, conhecido como Postão, foi fechado pela direção. De acordo com o presidente do Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (Simers), Paulo de Argollo Mendes, a unidade só voltará a funcionar quando houver condições de segurança para o atendimento.
- Não há prazo para a reabertura. Vamos fazer uma reunião na segunda-feira para saber se haverá condições de funcionamento. Não sabemos se há outros problemas no posto que precisem ser resolvidos, mas o principal motivo do fechamento é a segurança - informou.
Os pacientes que estavam sendo atendidos durante a tarde e a noite foram liberados. Já os internados - a maioria da ala psiquiátrica - estão sendo transferidos para hospitais da Capital, conforme o médico plantonista Jorge Eltz de Souza. Ainda restam cerca de 10 pacientes para serem levados para outros locais. Quem faz o transporte é o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). Segundo o médico, houve agressões a funcionários do posto quando familiares de feridos no tiroteio procuraram por socorro.
- Quando eu cheguei, o posto já estava fechado. Os funcionários estavam com medo de reações, o que, de fato, acabou acontecendo (o ônibus foi incendiado). A direção do posto decidiu fechá-lo até segunda-feira. Eles não querem reabrir enquanto não houver segurança - explicou o médico.
O prefeito de Porto Alegre, José Fortunati, disse que compreende que motoristas e funcionários da Saúde não queiram mais transitar pelo local e pediu providências - como a vinda da Força Nacional.
"É um absurdo o que está acontecendo na Vila Cruzeiro. Pânico geral, mortos e feridos. Pronto Atendimento PACS sendo fechado. Ônibus queimado. A violência ultrapassou todos os limites suportáveis em POA. Respeito a BM, mas está na hora de reforçarmos a segurança com a Força Nacional. A cidade precisa de um "choque se segurança" com a Força Nacional apoiando a Brigada Militar", escreveu o prefeito em sua conta oficial no Twitter.