Sem aulas pelo menos até esta sexta-feira, enquanto prossegue a greve dos servidores estaduais, estudantes do 3º ano do ensino médio de escolas públicas enfrentam dificuldades quanto aos conteúdos para as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), marcadas para os dias 24 e 25 de outubro. Com o conteúdo estagnado na maior parte dos colégios estaduais, quem pretende conseguir uma vaga no Ensino Superior com a nota no exame acaba sendo prejudicado.
Pelo menos 24 escolas estaduais de Santa Maria continuam em greve
O "Diário" fez um levantamento nas escolas estaduais da cidade: são 1,4 mil estudantes do 3º ano do ensino médio com as aulas prejudicadas. Desse total, 1.040 alunos não estão tendo aula nenhuma, e, 360 estão tendo aulas parciais, com algumas disciplinas sendo ministradas, e outras, não. Em Santa Maria, o Colégio Tiradentes e a Escola Princesa Isabel não estão em greve, e os alunos estão tendo aulas normais.
Muitos estudantes gaúchos estão perdendo vários dias de aula desde que seus professores, recebendo salário parcelado, decidiram aderir à greve convocada pelo Centro dos Professores do Rio Grande do Sul (Cpers/Sindicato). Na maioria das escolas, a greve acontece desde o dia 18 de agosto, por orientação do Cpers. Na primeira mobilização, as atividades deveriam retornar no dia 04 de setembro, no entanto, foi estendida até hoje, quando acontece uma nova assembleia da categoria em Porto Alegre.
Para esses estudantes, as aulas perdidas não poderão ser recuperadas a tempo das provas do Enem e dos vestibulares. A solução, para muitos, é estudar em casa ou tentar se inscrever em cursos intensivos (veja abaixo).
O vice-presidente do Cpers de Santa Maria, Dartagnan Agostini, afirma que ainda não há uma definição quanto à recuperação dos conteúdos.
_ Só vamos conversar sobre a recuperação das aulas na hora em que o governo fizer um acordo com a categoria. Eu não sei como ficam os alunos que farão o Enem, mas o Governo do Estado deve estar prevendo isso, né? Ele que precisa dar uma resposta _ afirma Agostini.
Dicas de como estudar em casa
- Aproveite o horário de aula para rever os conteúdos aprendidos na escola
- Se estiver seguro, aventure-se a ir adiante nos livros didáticos
- Reúna os colegas e crie grupos de estudo para solucionar as dúvidas uns dos outros
- Se você estiver matriculado em um cursinho, faça os exercícios sugeridos, escreva redações e peça auxílio aos professores
- Confira as provas anteriores do Enem e faça simulados
- Confira aulas online de conteúdos que você já viu em sala de aula e também versões introdutórias daquilo que ainda não aprendeu. Em sites como o YouTube, há diversas opções gratuitas.
A situação nas escolas de Santa Maria*
- Total de alunos do 3º ano do ensino médio sem aulas _ 1.040
- Total de alunos do 3º ano do ensino médio com aulas parciais _ 360
- Total de alunos do 3º ano do ensino médio com aula normal _ 56
*O "Diário tentou contato com as escolas Cilon Rosa e Maria Rocha, mas ninguém atendeu as ligações. A escola Doutor Walter Jobim informou que só repassaria os dados na segunda-feira. Já o Instituto Luiz Guilherme do Prado Veppo, informou que estão em greve parcial e que são 63 alunos no 3º ano, no entanto, a instituição se recusou a passar outras informações e indicar se os estudantes da série em questão estão com ou sem aulas.