No que um dia foi o espelho d'água do Largo dos Açorianos de 1,25m de profundidade, no Centro de Porto Alegre, repousam há meses restos de lixo, lama e mato. Prometida para começar neste ano, a revitalização do cartão-postal só deve ser concluída em 2016.
Nesta semana, a Smam promete limpar o lugar, para afastar o mau cheiro e os mosquitos. Em fevereiro, a Smam e o DMLU fizeram a mesma promessa, que só foi cumprida em abril. De lá para cá, a situação piorou novamente.
Segundo o supervisor de praças, parques e jardins da Smam, Léo Antônio Bulling, o lago terá dois níveis no novo projeto. A partir do levantamento estrutural da ponte de pedra, técnicos constataram que, no trecho dela, o lago precisará ser mais profundo, com 1,5m. Do lado do viaduto da Borges de Medeiros, terá 40cm de profundidade, por conta das redes de energia elétrica, de telefonia e de gás que passam embaixo do espelho.
Outro problema que fará a obra levar mais tempo é a questão hidráulica. A prefeitura não conseguiu retirar toda a água do espelho porque a rede do Dep é mais alta do que a profundidade do lago.
- Vamos aterrar todo o espelho d'água e concretá-lo. A licitação das obras hidráulica e estrutural será aberta em outubro. A obra deve ser concluída no primeiro semestre do próximo ano - promete Léo.
Na semana passada, o Diário esteve no Largo e refez as mesmas imagens feitas em fevereiro deste ano, para mostrar o antes e depois do que era um cartão-postal.
Em que pé está a obra
- Quatro secretarias - Smam, DMLU, Dep e SMC - uniram-se para revitalizar a área.
- Em dezembro de 2014, o DMLU e a Smam começaram a revitalização, com a coleta do lixo e poda na vegetação.
- Em abril, começou a manutenção maior, antes prometida para fevereiro. Com a dragagem da água, foram recolhidos e devolvidos ao Guaíba centenas de peixes de pequeno porte e até um pintado de 30cm. Com a secagem do lago, entretanto, centenas de peixes apareceram mortos no local.
- O DMLU segue retirando o lodo.
- Foram concluídos o levantamento topográfico e a análise das condições estruturais da ponte.
- A próxima etapa é contratar os projetos hidráulico e estrutural.
- A revitalização completa deve ficar pronta no primeiro semestre de 2016.