Ao menos 104 pessoas morreram na explosão de um botijão de gás em um restaurante do Estado de Madhya Pradesh, centro da Índia, neste sábado, informou uma fonte médica.
- Até o momento, confirmamos a morte de 104 pessoas - afirmou M. L. Gond, um inspetor de polícia do distrito de Jhabua, a que pertence a localidade de Petlawad, onde ocorreu a tragédia.
- Foi realizada a necropsia de 60 corpos e restam 22 - acrescentou Arum Kumar Sharma, chefe do departamento médico do distrito de Jhabua.
Ele disse ainda que o número de feridos está em torno dos cem.
A explosão aconteceu na hora em que dezenas de trabalhadores e escolares tomavam o café da manhã, informou, por sua vez, Seema Alava, superintendente adjunto da polícia de Jhabua.
As imagens da TV mostram inúmeras pessoas e equipes de socorro escavando com as mãos os restos de concreto e aço enquanto a polícia isola o bairro. Os corpos, cobertos de pó e cinzas, foram colocados na estrada, junto a veículos calcinados.
O chefe do executivo de Madhya Pradesh, Shivraj Singh Chouhan, expressou no Twitter suas condolências.
- A tragédia de Jhabua me parte o coração. Apresento minhas condolências às famílias das vítimas e rezo pela pronta recuperação dos feridos - afirmou .
Singh Chouhan ofereceu 200 mil rúpias (US$ 3.020) às famílias dos mortos e 50 mil rúpias (US$ 755) ao feridos.
As explosões de botijões de gás são frequentes na Índia, onde as normas de segurança geralmente não são respeitadas.
* AFP