Com a consciência de que o número de lojas abertas neste domingo será menor do que na primeira e na segunda edição do Projeto Soma, a Câmara de Dirigentes Lojistas de Santa Maria (CDL-SM) decidiu manter o evento para este fim de semana.
Na quarta-feira, uma reunião entre os organizadores debateu o assunto, e eles preferiram realizar a abertura promocional, mesmo com a adesão de apenas cerca de 20 lojas _ nas primeiras duas edições, havia 50 e, depois, 37 empresas comprometidas com o evento.
Para o presidente da CDL, Ewerton Falk, o cancelamento seria pior. Como o planejamento já era de abrir uma vez por mês, nos primeiros domingos, até dezembro, a crise econômica e a possível falta de policiamento não foram considerados motivos suficientes para mudar o planejado:
_ Seguimos no nosso propósito de movimentar a cidade nesse dia, que também vai ter o brique na Vila Belga. Já sabíamos que em alguns meses ia ser pior. Mas essa situação impacta a todos os setores _ pondera Falk.
Na segunda-feira, feriado da Independência do Brasil, o comércio não pode abrir as portas com funcionários. Serviços públicos, no geral, também não funcionam, apenas com regime de plantão.