Veja as datas importantes da vida da rainha Elizabeth II, que baterá em 9 de setembro o recorde de longevidade no trono britânico de 63 anos e 216 dias detido pela rainha-imperatriz Victoria, sua bisavó.
- 21 de abril de 1926: Elizabeth Alexandra Mary, "Lilibet" para os mais próximos, nasce na casa londrina do duque e da duquesa de York, os futuros rei George VI e rainha Elizabeth. Sua irmã Margaret nasce em 1930.
- 11 de dezembro de 1936: a jovem Elizabeth se torna herdeira da coroa quando seu pai chega ao trono após a abdicação de seu irmão Edward VIII.
- 21 de abril de 1947: durante uma viagem à Cidade do Cabo com sua família, Elizabeth se compromete, em seu aniversário de 21 anos, em "dedicar minha vida, seja curta ou longa, ao seu serviço e ao serviço da grande família imperial à qual todos nós pertencemos."
- 20 de novembro de 1947: Elizabeth se casa com seu primo Philip da Grécia, por quem era apaixonada desde a adolescência, na abadia de Westminster.
O casamento ocorreu logo depois da guerra. Diz a lenda que a rainha acumulou cupons de racionamento de tecido para seu vestido de casamento.
Charles, herdeiro do trono, nasce em 1948, seguido por Anne em 1950, Andrew em 1960 e Edward em 1964.
- 1952: Elizabeth substitui seu pai, doente, em um giro pela Commonwealth, com o príncipe Philip. No início da viagem, no Quênia, é informada, em 6 de fevereiro, sobre a morte de seu pai. Seu marido contou posteriormente que ela recebeu a notícia "corajosamente, como uma rainha".
- 2 de junho de 1953: A rainha é coroada quase 16 meses após a morte de seu pai. A cerimônia, na abadia de Westminster, é transmitida ao vivo no rádio e na televisão em 44 línguas.
- 1977: A rainha celebra seu jubileu de prata (25 anos no trono), acompanhado por 500 milhões de espectadores na televisão. Os "Sex Pistols" estragaram em parte a festa com a canção "God Save The Queen", primeira afronta real à monarquia, chamada de "regime fascista". A capa do álbum mostra a rainha com os olhos e boca vendados.
- 1981: "o casamento do século" de Charles com Diana Spencer, ante milhões de telespectadores em todo o mundo. O desentendimento do casal, muito rapidamente evidente, é um duro golpe para a monarquia.
- 25 de dezembro de 1992: o "Annus horribilis" evocado pela rainha, que teve três de seus quatro filhos se separando, e seu querido castelo de Windsor destruído por um incêndio.
Charles e Diana se divorciaram em 1996, quatro anos após a sua separação.
Charles volta a se casar em 2005 com Camilla Parker Bowles, sua amante de longa data, durante uma cerimônia privada.
- 31 de agosto 1997: morte da princesa Diana em um acidente de carro em Paris.
A rainha permanece no Castelo de Balmoral, enquanto flores e homenagens se acumulam no Palácio de Buckingham, em Londres.
Sua falta de reação, em descompasso com a comoção popular, cria um verdadeiro mal-entendido e críticas.
- 2002: morte de sua irmã Margaret, em 9 de fevereiro, pouco antes da morte de sua mãe, a "rainha-mãe", em 30 de março aos 101 anos.
- 29 abril de 2011: o casamento de seu neto William, segundo na linha de sucessão, com Kate Middleton, uma união de conto de fadas na abadia de Westminster para dois bilhões de telespectadores.
- Maio de 2011: visita histórica de reconciliação na Irlanda, a primeira de um monarca britânico desde a independência em 1922.
- Dezembro de 2011: o príncipe Philip, de 90 anos, é hospitalizado no Natal por quatro dias por causa de uma artéria coronária entupida.
- Junho de 2012: celebrações pródigas são realizadas durante quatro dias em Londres para o jubileu de diamante (60 anos de reinado) da soberana.
- 22 de julho de 2013: nascimento do príncipe George, primeiro filho de William e de Kate, bisneto da rainha, que já tem três gerações de herdeiros diretos.
- 9 de setembro de 2015: Elizabeth II se torna a monarca britânica que ocupou o trono pelo mais longo período, batendo o recorde da rainha Victoria.
* AFP