Aprovada no momento em que todos os salários estão em dia, a greve dos servidores estaduais mira no futuro. É uma advertência ao Piratini diante do risco de atraso na folha de agosto e um aviso à sociedade para se prepare: o que é ruim pode piorar. Sartori avisou que vai cortar o ponto de quem não trabalhar, pediu solidariedade na crise, mas mão garantiu o pagamento em dia dos salários de agosto.
O que chama a atenção no discurso dos dirigentes sindicais é o aparente desconhecimento da realidade do Estado. Líderes de diferentes segmentos falam como se o Estado tivesse dinheiro e o governador atrasasse os salários por sadismo ou estratégia destinada a facilitar a aprovação do aumento do ICMS, o corte de estruturas e a privatização das estatais.
Editorial: perde a sociedade
Se os servidores não querem aumento de imposto, como de resto ninguém que paga quer, rejeitam as medidas de ajuste propostas pelo governador à Assembleia e cobram a nomeação de mais funcionários, qual é a mágica para pagar a conta? Vale a mesma pergunta para a oposição, que historicamente vende a ilusão de que, se estivesse no poder, teria resposta para todas as demandas.
No curtíssimo prazo, a única fonte visível de recursos para pagar a folha de agosto é o avanço sobre os depósitos judiciais, mediante aprovação, em regime de urgência, de um projeto que autorize o governo a sacar até 95% do saldo disponível. A medida garantiria R$ 1 bilhão a mais neste ano. O governo resiste em mandar o projeto antes do que aumenta o ICMS, mas está ficando sem alternativa. Os cofres estão zerados, o governo precisa repassar o que está atrasado para os hospitais e para as prefeituras, além de pagar as diárias dos brigadianos. A receita que entrar no final do mês não será suficiente para pagar nem R$ 1 mil a cada servidor.
Preocupados com o risco de caos na segurança pública, aliados do Piratini chegaram a sugerir que, se faltar dinheiro para os salários neste mês, o governo dê prioridade ao pagamento de brigadianos, policiais civis e agentes da Susepe.
* Zero Hora