Os técnicos administrativos em educação (TAEs) do Instituto Federal Farroupilha (IFF), que estão em greve em oito dos 10 campi do Estado, reúnem-se para uma manifestação nesta quinta-feira, em Santa Maria. A partir das 8h30min, são esperados cerca de 300 servidores, que vão distribuir panfletos na BR-287 (Faixa Nova), em frente à sede da reitoria do IFF. A manifestação deve ocorrer durante toda a manhã. Não haverá bloqueio do trânsito. À tarde, os servidores se reúnem com a reitora da instituição, Carla Comerlato Jardim, para discutir a pauta dos servidores.
De acordo com Gabriel Garcia, da Seção Sindical dos Servidores Federais da Educação Profissional e Tecnológica de São Vicente do Sul, a manifestação ainda conta com o apoio da Associação dos Servidores da Universidade Federal de Santa Maria (Assufsm), Federação dos Sindicatos de Trabalhadores Técnicos-Administrativos em Instituições de Ensino Superior Públicas do Brasil (Fasubra), Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e Polícia Rodoviária Federal (PRF).
Entre as pautas da categoria, estão o reajuste de acordo com a inflação desde 2010, a contrariedade dos cortes do orçamento da educação e a auditoria da dívida pública, com a suspensão do pagamento. Em Santa Maria, os servidores estão em greve desde a segunda-feira. Os TAEs de São Vicente do Sul foram os primeiros a parar, em 20 de julho. Técnicos dos campi de Jaguari, Alegrete, Júlio de Castilhos, Panambi, Santa Rosa estão em greve. Em Santo Augusto, servidores e professores também cruzaram os braços.