Começou nesta quinta-feira o 1º Fórum de Criminalidade Transnacional organizado pela Superintendência da Polícia Federal do Rio Grande do Sul, no Hotel Itaimbé, em Santa Maria. O objetivo do evento é discutir a criminalidade nas fronteiras e os reflexos sociais que o problema traz para a economia, a saúde e a segurança da população.
O fórum foi dividido em três grandes temas: "A fronteira como ela é", que analisou a realidade dos problemas enfrentados na fronteira do Estado com Uruguai e Argentina; "A persecução penal", que falou sobre contrabando e lavagem de dinheiro, e "o livre trânsito", que tratou sobre as formas de controle migratório de pessoas e mercadorias.
Entre as autoridades participantes, estão o deputado Efraim Filho, presidente da Frente Parlamentar Mista de Combate ao Contrabando e à Falsificação, e o ministro do Superior Tribunal de Justiça, Néfi Cordeiro, que faz a última palestra do evento hoje, às 11h20min.
O secretário de Segurança Pública, Wantuir Jacini, também seria palestrante, mas mandou em seu lugar um representante, alegando estar envolvido na agenda com o governador José Ivo Sartori (PMDB), sobre os protestos dos servidores estaduais, principalmente os ligados à segurança, em razão do parcelamento dos salários.