Em tempos de crise na economia, os colaboradores sentem o cenário pessimista das empresas e, por isso, podem se sentir desmotivados e rendendo menos no trabalho.
Coordenador da empresa Conexão Desenvolvimento Pessoal e Profissional, o consultor de carreiras, treinador financeiro e escritor Matoso Oliveira diz que as empresas devem passar motivação e esperança para os colaboradores, ponto essencial para reestruturar as equipes de trabalho.
O especialista dá 5 dicas de motivação para mudar o espírito da equipe e fazer com que esta fase não seja tão impactante, mas sim de experiência para cada um:
1. O momento é de desafios, então, faça com que seus colaboradores tenham empenho e dedicação com os trabalhos. Pense em soluções emergenciais que mostrem que a situação é passageira. Inove a metodologia de trabalho, fazendo atividades com iniciativas de motivação.
2. Dê voz aos colaboradores. Peça para que eles manifestem suas ideias para resolver os problemas. O bom colaborador pode ser lembrado por aquilo que fizer bem. Então, seja útil.
3. Controle emocional. Com a crise, muitos ficarão desempregados e aos que ficam o jeito é enfrentar todo o processo de forma inteligente. A ansiedade neste momento deve ser mantida em controle, pois muitos colaboradores irão pensar que "a casa vai cair" para outro em qualquer momento. O pessimismo atrapalha e prejudica outras pessoas, então, evite burburinhos sobre quem vai sair e quem vai ficar.
4. Ouça seu colaborador. Promova palestras motivacionais e faça com que eles tenham uma visão ampla do cenário econômico mundial. O funcionário pode oferecer sugestões para melhoria de alguma área da empresa ou até mesmo se mostrar mais comprometido. A falta de motivação pode fazer com que muitos fiquem ansiosos e depressivos, o melhor nesses casos é fazer com que todos se sintam importantes e que estão bem assistidos pela empresa.
5. Cada gestor deve ser espelho para sua equipe. Quando os líderes se mostram motivados em superar a fase ruim, tendem a inspirar suas equipes a agirem da mesma forma e isso possibilita que todos tenham a mesma energia para fazer os trabalhos. Não meça esforços para promover transformação e atitude, estimule o trabalho em equipe e o entrosamento entre os funcionários.