O último balanço da Defesa Civil, divulgado no final da tarde desta quarta-feira, indica que o número de pessoas fora de casa no Rio Grande do Sul subiu para 4.856 pessoas em 41 cidades gaúchas - são 1,6 mil a mais do que no levantamento desta manhã.
A maioria dos desalojados foi para a casa de familiares e amigos. Pouco mais de 700 pessoas estão em abrigos providenciados pelo poder público.
Depois de Rolante, Riozinho e Esteio, mais dois municípios devem decretar situação de emergência na quinta-feira: Campo Bom, no Vale do Sinos, e Barra do Guarita, na divisa com Santa Catarina.
Em Campo Bom, dezenas de moradores das regiões ribeirinhas de Barrinha e Vila Rica já saíram de casa por causa da cheia do Rio dos Sinos, que atingiu seu segundo maior nível em 50 anos. O rio alcançou 7,53 metros nesta quarta-feira, sendo que o nível máximo é de 7 metros. Em 2013, a marca foi de 7,86 metros - e pode ser alcançada novamente, já que a água que vem das regiões mais altas ainda está descendo.
Já em Barra do Guarita, banhada pelo Rio do Uruguai, mais de 120 pessoas estão fora de casa. A situação é de alerta, já que o volume de água que vem de Santa Catarina continua descendo. A Defesa Civil estadual é aguardada no município na quinta-feira.