O aumento do nível dos rios no Estado mantém em alerta a Defesa Civil após mais de cinco dias de chuva. A maioria deles segue acima do nível considerado limite para que não haja transbordamento. Em Uruguaiana, na Fronteira Oeste, o Rio Uruguai marcava 7m58cm por volta das 18h, oito centímetros a mais do número registrado ao meio-dia desta quinta-feira. O limite é de 5m, o que preocupa moradores da região em razão de enchentes.
Até esta quinta-feira, oito municípios haviam relatado situação de emergência à Defesa Civil: Rolante, Riozinho, Barra do Guarita, Esteio, Cachoeirinha, Esperança do Sul, São Jerônimo e Iraí.
Ministro anuncia apoio financeiro a municípios atingidos pela chuva
Em São Leopoldo, a água do Rio dos Sinos acumulada era de 6m25cm, quando o nível normal seria de 4m. Segundo o tenente Carlos Carlesso, da Defesa Civil do RS, a água subiu 10cm em apenas seis horas.
- Outro rio que estamos monitorando com mais atenção é o Caí, no município de Montenegro, que está em 7m52cm, mas continua subindo. A previsão é de que amanhã (sexta-feira) vá para 7m54cm - alerta o tenente.
Cheias afetam distribuição de combustíveis na Região Metropolitana
De acordo com o coordenador da Defesa Civil da Região Metropolitana, major André Porto, o Rio Caí está 11m46cm acima do nível normal, de 6m, mas tende a diminuir nesta sexta-feira para 10m89cm. Em consequência, nos próximos dias, também deverá baixar em Montenegro.
Volume de chuva em Porto Alegre já supera média histórica mensal
Já em Gravataí, o Rio Gravataí marcava 6m61cm às 18h, mas continuava subindo, conforme o órgão.
Nesta quinta-feira, subiu para 44 o número de cidades gaúchas afetadas pela chuva.
O total de pessoas atingidas pela chuvarada também aumentou e já passa de cinco mil. Desse total, 888, segundo o último balanço da Defesa Civil, estão em abrigos provisórios organizados pelas prefeituras.
Confira quanto está o nível dos rios na noite desta quinta-feira:
- Rio Uruguai, em Uruguaiana, registrava 7m58cm, às 18h.
- Rio Jacuí, nas Ilhas de Porto Alegre, registrava 1m56cm, às 18h.
- Rio dos Sinos, em São Leopoldo, registrava 6m25cm, às 18h.
- Rio Caí, em São Sebastião do Caí, registrava 11m46cm, às 18h.
- Rio Gravataí, em Gravataí, registrava 6m61cm, às 18h.
- Rio Caí, em Montenegro, registrava 7m52cm, às 18h
*Colaborou Jéssica R. Weber